Ilustração #6

AÇÃO-REAÇÃO_

na ilustração dessa edição você vai poder ver a série AÇÃO-REAÇÃO, de Neilton dos Reis.

Vazio.
Talvez isso seja por onde estou, na época que estou; seja porque eu peguei três aviões; seja porque a última cidade foi tão bêbada; seja por causa das videochamadas; seja por causa da forma que as ondas batem, andam um pouco, varrem galhos e invertebrados do interstício e voltam. Batem, andam, invertebrados do interstício, voltam. Batem, interstício, voltam. Batem, voltam. Batem, voltam.
Não é exclusivo hoje. Na outra terça também aconteceu. Estava no Arena para produzir algo, e a única coisa que saiu ali no meio da noite foi algo de guardanapos meio Mondiran escrito: FERE—DÓI.
Vazio. Inventei uma história. Mas, vazio.
Daí foi que pensei: pelo vazio, pelo batem—voltam, pelo FERE—DÓI, preciso ilustrar da forma que dá, porque acredito cada vez mais que descolonizar a escrita em uma tese acadêmica é fazer o possível com meu corpo e aquilo que está acontecendo em mim.
Vamos ilustrar, então, falando de AÇÃO—REAÇÃO. E todas suas alternativas: CAUSA—CONSEQUÊNCIA, PODER—RESISTÊNCIA, EFEITO BORBOLETA — ASHTON KUTCHER.
Gosto mais de AÇÃO—REAÇÃO porque as próprias palavras dão continuidade disso que não é um ciclo fechado, mas que vem de algo e vai para algo e nunca começa nem nunca termina, mas se expande (próximo à própria intenção da seção Ilustração e, percebo, da minha ideia de como fazer essa pesquisa).
AÇÃO — (RE) AÇÃO e daí (RE) AÇÃO — AÇÃO — RE — AÇÃO ...
Gosto, ainda, porque fala de movimento, atos. Aquilo que se faz, se sente, se vive, se atinge, se muda.
Gosto porque é o que mais acontece. Acontece sempre. Acontece sem nem a gente perceber que acontece. A ação e a reação.
Por exemplo, meu FERE—DÓI.
FERE –> AÇÃO
DÓI –> REAÇÃO
Reação? Não consequência? Reação. Reação de um corpo que é ferido e sinaliza que é ferido. Sinaliza para o próprio corpo. Pra ele mesmo entender que é ferimento. Um corpo que reage, dói. Se não dói, tá é morto.
A morte deve ser o contrário da reação. A política da morte é o contrário do FERE—DÓI. Porque AÇÃO—REAÇÃO não são opostas (me desculpe Física Teórica).
E eu gosto disso.

Design%20sem%20nome_edited.jpg